Cuidados na manutenção e higiene dos implantes dentários

Dentes novos podem trazer melhoria de vida se voce tiver perdido sua habilidade de mastigar, falar e sorrir. Com manutenção profissional e cuidados corretos em casa, seus implantes podem durar a vida toda bem como proporcionar conforto, funcionalidade e confiança.

Porque dentes novos precisam de cuidados especiais?

Uma higiene precária em torno dos implantes pode contribuir para o aparecimento de doenças graves – mucosite peri implantar e peri-implantite – nos tecidos ao redor dos implantes. Ambas estas doenças são infecciosas. A mucosite peri-implantar é uma codição inflamatória no tecido mole enquanto a peri-implantite também afeta o osso ao redor do implante.

Estas doenças são comuns. Estudos científicos mostraram que mucosite peri-implantar ocorria em aproximadamente 80% dos pacientes e peri-implantite em 28 a 56% dos pacientes.

Com manutenção apropriada voce pode contribuir para prevenir estes problemas. Você deve também conscientizar-se de que o uso do tabaco é um fator de risco significativo no desenvolvimento e progressão de doenças de peri-implantite.

Implantes diferentes – necessidades diferentes.

Há diversos tipos de implantes e de próteses implanto suportadas, todos requerem uma técnica especial de limpeza.

Existe uma variedade de escovas especialmente projetadas (desenhadas) para limpeza, todas desenvolvidas com a colaboração de dentistas , isso irá facilitar a manutenção de seus implantes.

Limpeza depois da cirurgia.

Depois da cirurgia, é frequentemente recomendado que se use uma escova de dentes associadas a escovas interdentais extra macias. Peça orientação ao seu dentista.

Manutenção profissional e cuidado apropriado em casa.

Lembre-se que seus dentes novos precisam de cuidado e atenção.

“Check-ups” periódicos são importantes para se assegurar que os implantes e tecidos adjacentes estejam saudáveis.

Peça sempre ao seu dentista orientação sobre quais instrumentos e técnicas de limpeza são mais adequadas para voce e seu tipo de implante dental.